Deficiência Auditiva é retratada no filme CODA

deficiência auditiva

Escrito por Sigla Educacional

23 de fevereiro de 2022

Deficiência auditiva é retratada no filme CODA (no Brasil intitulado CODA – No Ritmo do Coração), de Sian Heder (2021), e está quebrando barreiras ao ter um de seus atores, Troy Michael Kotsur, de 53 anos, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

E o que isso tem de interessante?

Troy é um ator americano que possui deficiência auditiva, descoberta aos 9 meses de vida. Nesta época, após o diagnóstico, seus pais aprenderam a língua de sinais americana para que pudessem se comunicar com o filho.

Na vida adulta estudou atuação na Universidade Gallaudet e excursionou com o Teatro Nacional de Surdos.

Ao atuar em um papel coadjuvante no filme CODA, como Frank Rossi, o pai surdo de uma filha adolescente ouvinte, ele tem recebido inúmeros elogios. Isso o elevou à grande cena de Hollywood enquanto faz história para a comunidade surda.

“Ser indicado e receber prêmios, torna-se histórico. Muitas gerações podem olhar para trás e ver isso como um momento de destaque”, disse Kotsur em entrevista ao site “The Hollywood Reporter”.

Troy Kotsur é o primeiro ator surdo indicado individualmente para o Screen Actors Guild (SAG) e apenas o segundo ator surdo a ser indicado para o Oscar. A primeira foi Marlee Matlin, que venceu na categoria Melhor Atriz, em 1987, pela atuação no filme Filhos do Silêncio.

Marlee também atua em CODA – No Ritmo do Coração interpretando o papel de Jackie Rossi, esposa de Frank Rossi.

“Espero que os jovens surdos ou com deficiência auditiva auditiva possam se tornar mais confiantes e inspirados a perseguir seus sonhos”, comentou Kotsur. “Quero que essas crianças não se sintam limitadas.”

“Quero que o público tenha uma perspectiva diferente. Quero que eles se livrem de suas noções preconcebidas de como são os surdos”, aconselhou Kotsur. “Existem médicos surdos. Há advogados surdos. Há bombeiros surdos. Muitas pessoas ouvintes não percebem isso.”

Que sua atuação e sua história sirvam de incentivo a mais jovens a lutarem por seus sonhos e carreiras e que nós, enquanto profissionais, possamos auxiliá-los neste processo.

CODA está disponível na Amazon Prime Video.

Fontes: Jornal O Estado de São Paulo – Estadão e Ensino digital

Curiosidade: Dia 03 de Março é comemorado o Dia Mundial da Audição https://sigla-educacional.builderallwppro.com/dia-mundial-da-audicao/

Você pode gostar também

Apraxia de fala na infância

Apraxia de fala na infância

Apraxia de fala na infância A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um transtorno neurológico que afeta a precisão e a consistência dos movimentos necessários à fala, sem a presença de déficits neuromusculares. Caracteriza-se por falhas no planejamento e na programação...

ler mais
Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica (DRC) na Audição e no Equilíbrio: Evidências Clínicas A relação entre doenças renais e alterações dos sistemas auditivo e vestibular tem recebido atenção crescente na literatura científica e nos relatórios de saúde pública nos últimos...

ler mais
Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Entre o som e o mundo: como sexo e ambiente moldam a sensibilidade auditiva humana O artigo intitulado “Sex and environment shape cochlear sensitivity in human populations worldwide”, publicado na revista Scientific Reports em março de 2025 por Balaresque e...

ler mais
Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar: o caso de Vinnie James Segundo a revista People, Vinnie James nasceu em novembro de 2024 com uma orelha localizada na bochecha direita e ausência do olho direito. Após o nascimento, sofreu parada respiratória imediata, foi submetido a...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *