Em artigo recente publicado no vol. 88, núm. 6, nas páginas 823-840, edição de Novembro – Dezembro de 2022 do Jornal Brasileiro de Otorrinolaringologia (BJORL), Dias et al traduziram e validaram para o português brasileiro o Auditory Processing Domains Questionnaire (APDQ), que tem como objetivo auxiliar na triagem e delineamento clínico dos transtornos do processamento auditivo.
O APDQ foi idealizado e validado no Havaí, estado estadunidense e a amostra para sua validação foi composta por 280 indivíduos, com 198 controles normais. Estando acima de 80% os níveis de sensibilidade e especificidade na identificação de controles normais e os 3 grupos clínicos incluídos na amostra, a saber: transtorno do processamento auditivo (TPA), transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e dificuldades de linguagem/aprendizagem.
O questionário APQD é composto por 3 domínios, a saber: processamento auditivo, atenção e linguagem. A quarta escala recebeu o nome de processamento auditivo alvo e contém itens de decodificação auditiva.
Os autores recomendam que uma próxima etapa seja realizada para a aplicação do questionário em crianças com e sem alteração do processamento auditivo, déficit de audição e dificuldades de aprendizagem de linguagem. A avaliação do desempenho do questionário em diferentes cursos patológicos, em adultos e em populações de diferentes níveis socioeconômicos e educacionais
Para saber mais sobre essa pesquisa acesse: http://www.bjorl.org/pt-auditory-processing-domainsquestionnaire-apdq-versao-articulo-S2530053922001687
A SIGLA oferece curso de especialização em Audiologia com ênfase em Processamento Auditivo. Saiba mais
0 comentários