E você, que palavra esqueceu hoje?

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Escrito por Sigla Educacional

21 de março de 2024

E você, que palavra esqueceu hoje?

Quem nunca se viu na situação de estar falando e, de repente, travar na busca por uma palavra que parece estar na ponta da língua, mas simplesmente não vem à mente? Por que isso acontece tão frequentemente e quando essa dificuldade pode indicar algo mais sério?

Embora seja comum ter dificuldades pontuais para lembrar palavras, nomes ou números, se isso ocorrer com frequência e abranger uma ampla gama de vocabulário, pode ser um sinal de um distúrbio neurológico.

Antes de entendermos em linhas gerais e de maneira bastante simplificada, como ocorre a produção da palavra. O processo de encontrar a palavra desejada envolve identificar seu significado, escolher a palavra correta em nosso repertório mental de vocabulário, recordar seu som característico e, por fim, articular os movimentos necessários para pronunciá-la. Em qualquer uma dessas etapas a dificuldade de encontrar a palavra correta pode ser encontrada.

Quando uma pessoa saudável tem dificuldade em lembrar uma palavra, os linguistas chamam isso de “fenômeno da ponta da língua“. Alguém frustrado tentando comunicar-se pode oferecer pistas sobre a palavra que está buscando: “Sabe, quando tentamos fazer… acertar na… começa com T!”

Algumas pesquisas indicaram que certos tipos de palavras, tais como nomes de pessoas e lugares, substantivos concretos e substantivos abstratos, têm uma tendência maior de serem esquecidos em comparação com verbos e adjetivos. Além disso, palavras menos utilizadas têm uma maior probabilidade de não serem lembradas.

Mas esse esquecimento pode ser patológico? A fim de responder a essa pergunta, cientistas da Universidade de Toronto realizaram um estudo a fim de explorar os componentes cognitivos do aumento da dificuldade de encontrar palavras relacionadas ao envelhecimento. Segundo os autores, várias teorias sobre o envelhecimento cognitivo têm explorado a dificuldade para encontrar palavras e entender seus mecanismos subjacentes a fim de ajudar a determinar seu valor diagnóstico para doenças neurodegenerativas.

Duas teorias influentes, conhecidas como “teorias universais da informação”, atribuem a dificuldade para encontrar palavras a mudanças amplas na cognição. A teoria da Velocidade de Processamento sugere uma desaceleração geral em todos os processos cognitivos, enquanto a Hipótese do Déficit Inibitório (IDH) propõe um problema específico na supressão de informações irrelevantes. Uma teoria “informacional” da produção da linguagem, a Hipótese do Déficit de Transmissão (TDH), sugere uma falha na recuperação das formas fonológicas das palavras a partir de um lema correspondente.

Para avaliar essas teorias, foi utilizada uma tarefa de nomeação encoberta gamificada online com interferência figura-palavra, previamente validada para induzir efeitos de interferência semântica e facilitação fonológica semelhantes aos da nomeação aberta. Cento e vinte e cinco adultos saudáveis com idades entre 18 e 85 anos participaram da tarefa, juntamente com uma bateria de tarefas de funções executivas e uma amostra de fala natural para quantificar a DQA na fala encadeada.

Os efeitos da interferência figura-palavra apoiaram fortemente a TDH, mas apenas ofereceram suporte limitado para a IDH, onde a interferência semântica aumentou e a facilitação fonológica diminuiu ao longo da vida. No entanto, nenhum desses efeitos na recuperação de uma única palavra associada à dificuldade para encontrar a palavra foi observado na fala encadeada.

Em vez disso, o tempo de reação global para a recuperação de palavras (controlando a lentificação psicomotora) mostrou-se o melhor preditor da dificuldade para encontrar a palavra espontânea e do declínio da função executiva, sugerindo que a velocidade de processamento é o fator-chave e que o tempo de reação verbal pode ser uma medida clínica importante.

Através de três camadas de análise, este estudo elucidou como a idade, a fluência da fala e as habilidades executivas influenciam o desempenho em um jogo encoberto de PWI. Os efeitos da interferência cognitiva (IC) e da facilitação fonológica (FF) foram com sucesso provocados pelo desenho de gamificação da tarefa de Interferência figura-palavra encoberta. A IC aumentou com a idade, enquanto a FF no tempo de reação diminuiu com o avanço da idade e permaneceu estável na medida combinada de velocidade e precisão.

Dois aspectos da disfluência da fala foram identificados nas amostras de fala que descreviam as figuras. O aspecto relacionado à velocidade da fala explicou significativamente o tempo de reação na nomeação das figuras, mas não teve impacto na precisão. Enquanto isso, todas as habilidades executivas diminuíram com a idade. Dois componentes executivos foram discernidos do conjunto de medidas executivas. Ambos os componentes executivos foram significativamente associados ao desempenho na nomeação das figuras e a alguns efeitos da IC/FF. Uma análise mais detalhada desses resultados é discutida em relação ao seu significado teórico subsequente.

Teoricamente, esta pesquisa sugeriu a possibilidade de que a teoria da velocidade de processamento poderia substituir as hipóteses de inibição e déficit de transmissão não apenas para explicar, mas também para medir a dificuldade de encontrar palavras relacionadas à idade. Na aplicação deste estudo, os resultados indicam que a medida mais sensível da dificuldade para encontrar palavras relacionadas à idade é provavelmente o tempo de reação (TR) na nomeação de figuras, em vez da precisão, embora esta última seja geralmente o foco das medidas tradicionais de nomeação implementadas em exames cognitivos padrão.

Conforme indicado pelas implicações teóricas e pelos resultados empíricos deste estudo, se a velocidade de processamento desempenha um papel central no declínio cognitivo, o qual pode se manifestar comportamentalmente como dificuldade na recuperação de palavras, é de suma importância incluir a medida do tempo de reação (TR) na nomeação de figuras em avaliações cognitivas padrão. Isso pode facilitar a detecção precoce da progressão para o envelhecimento patológico.

 

 

Artigo original: Hsi T. Wei, Dana Kulzhabayeva, Lella Erceg, Jessica Robin, You Zhi Hu, Mark Chignell e Jed A. Meltzer (2024) Componentes cognitivos do aumento da dificuldade de encontrar palavras relacionado ao envelhecimento, Envelhecimento, Neuropsicologia e Cognição, DOI: 10.1080/13825585.2024.2315774  https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13825585.2024.2315774

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