Perda auditiva e ouvir em ambiente barulhento

perda auditiva

Escrito por Sigla Educacional

9 de outubro de 2023

Ouvir em ambiente barulhento, a pedra no caminho de quem tem perda auditiva

A grande maioria das pessoas com perda auditiva gostaria de ouvir melhor em um restaurante barulhento. Por que isso é tão difícil? Acontece que há muitas coisas trabalhando contra a audibilidade nesses ambientes. O ambiente, do ponto de vista da decoração e arquitetura, já trabalha contra a audibilidade. Muitas superfícies duras e reflexivas, uma cozinha aberta e música ambiente. Isso afeta a todos. Na verdade, o barulho é a reclamação número 1 entre os clientes.

Do ponto de vista do indivíduo, a maior parte das pessoas possuem perda auditiva permanente do tipo neurossensorial, ou seja, ela ocorre devido a problemas na cóclea, órgão sensorial da orelha ou no nervo que liga o ouvido ao cérebro. Isso torna difícil ouvir partes do discurso no caminho dos ouvidos ao cérebro. Para entender alguém falando no ruído, o som da fala precisa ser muito mais forte que o ruído, é a tão falada relação fala X ruído.

Para piorar, os aparelhos auditivos têm limites nas suas capacidades. É difícil filtrar uma voz em meio a uma confusão de vozes e ruídos. As expectativas aumentam quando as pessoas investem altos valores em aparelhos e serviços auditivos. Infelizmente, algumas situações excedem as capacidades, mesmo com microfones direcionais e programas de fala com ruído.

perda auditiva 2Além da comida deliciosa, é a conversa que está no centro de uma ótima experiência gastronômica. Os restaurantes costumam reunir famílias e amigos em seus momentos de laser para relaxar e compartilhar histórias. É tão difícil sentar e ver todos rirem juntos quando você não consegue ouvi-los. Não menos importante são as reuniões de negócio, que muitas vezes são firmadas nesse ambiente. Para além das risadas não entendidas e das propostas não compreendidas, talvez o mais difícil é fingir que está compreendendo. É como vislumbrar uma festa lá dentro enquanto você passa em uma noite fria de inverno.

Mas nem tudo está perdido e a tecnologia pode ajudar. Hoje existe a opção do uso de microfone remoto, ele pode ser posicionado perto do falante e, senão todo, grande parte do ruído será vencido e a compreensão do ouvinte terá um grande ganho.

Alguns de vocês deve estar pensando na vergonha ou desconforto em sacar um microfone e pedir para as pessoas falarem próximo a ele. Vou te contar um segredo, ninguém ficará incomodado em falar próximo ao microfone se isso for ajudar na audibilidade do ouvinte.

Está curioso para saber mais sobre microfones remotos? Vou falar brevemente sobre eles…

Microfones remotos e sistemas de escuta pessoal são uma forma comprovada e eficaz de fazer com que o ouvinte permaneça envolvido na conversa. Eles aumentam significativamente o som que o ouvinte deseja ouvir em relação ao ruído ambiente. Isso ocorre porque eles captam o som muito mais próximo da fonte. Eles também entregam esse som diretamente para o ouvinte. Consequentemente, eles superam os desafios apresentados pelo ruído, reverberação, distância e danos ao ouvido interno.

Os microfones remotos são ideais para pequenas conversas cara a cara em locais barulhentos, como um restaurante ou carro. Você pode pedir a alguém para usar um microfone remoto na camisa. Ele envia o som sem fio para os aparelhos auditivos.

Microfones remotos para distância e reverberação

Microfones remotos também funcionam extremamente bem para ouvir alguém distante. Novamente, você pode pedir a alguém para usar seu microfone remoto. Alternativamente, você pode colocar um microfone remoto em um pódio ou mesa. Por exemplo, quando alguns falam para uma audiência e não existe um sistema de escuta pública para pessoas com perda auditiva. o microfone remoto pode ser colocado no púlpito, por exemplo. Dessa forma, não importa o quão longe o ouvinte esteja na sala. Além disso, ela pode ouvir todas as pessoas que sobem ao púlpito.

Todos os grandes fabricantes de aparelhos auditivos oferecem um microfone remoto que funciona com sua marca de aparelho auditivo ou implante coclear.

Há um número crescente de microfones remotos Bluetooth disponíveis online que o usuário pode emparelhar com um telefone ou fones de ouvido. Existem também sistemas completos de audição pessoal vendidos online e por fornecedores especializados. Eles apresentam um receptor diferente dos aparelhos auditivos.

Qual é o melhor? Depende do estilo de vida do usuário e, para a escolha do ideal, a parceria com o fonoaudiólogo será fundamental.

 

Veja também: https://sigla-educacional.builderallwppro.com/perda-auditiva-induzida-por-ruido-pair-nova-esperanca/

Você pode gostar também

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda Mia le Roux, miss África do Sul 2024, foi diagnosticada com surdez profunda com 1 ano de idade e, aos 2 anos, recebeu implante coclear, o que lhe permitiu entrar em contato com o mundo sonoro. Le Roux fez terapia...

ler mais
Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo Os cientistas Daniel Poole, Luke Jones, Emma Gowen e Ellen Poliakoff, realizaram uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção de tempo de pessoas autistas. Muitas pessoas autistas relatam dificuldades relacionadas ao tempo,...

ler mais
Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas A pesquisa auditiva moderna identificou a capacidade dos ouvintes de segregar fluxos de fala simultâneos com uma dependência de três principais pistas, a saber: são a estrutura harmônica da fala, a localização do...

ler mais
Crianças e dificuldades auditivas

Crianças e dificuldades auditivas

Crianças e dificuldades auditivas: respostas cerebrais ao tom de voz podem oferecer respostas Crianças frequentemente precisam se comunicar em ambientes com ruídos e ecos que distraem. Esses ambientes representam um grande desafio, especialmente para aquelas com perda...

ler mais
O envelhecimento e o córtex pré-frontal

O envelhecimento e o córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal e seu risco durante o envelhecimento Durante a evolução “ganhamos” o córtex pré-frontal, mas ele está em maior risco durante o envelhecimento. O grande córtex pré-frontal, que nos proporciona vantagens evolutivas e cognitivas em relação aos...

ler mais
O ruído, o silêncio e a aprendizagem

O ruído, o silêncio e a aprendizagem

O ruído, o silêncio e a aprendizagem O ruído está em todos os lugares, restaurantes, ginásios de esporte, sejam abertos ou fechados, shows, auditórios e tantos outros que você possa imaginar. Infelizmente, o ruído também está presente nas salas de aula. Entretanto,...

ler mais
Ruído branco indutor de sono para recém-nascidos?

Ruído branco indutor de sono para recém-nascidos?

Ruído branco indutor de sono para recém-nascidos: mocinhos os vilões? Sempre achei fantástico pensar que a audição não pode ser desligada, não funciona como a visão que, caso não queríamos ver determinada cena, simplesmente fechamos os olhos e eliminamos a indesejada...

ler mais
Nipah vírus, a volta daquele que nunca se foi

Nipah vírus, a volta daquele que nunca se foi

Nipah vírus, a volta daquele que nunca se foi Antes de entendermos a nova presença do vírus, vamos entender o que é o Nipah Vírus. O Nipah Vírus é transportado por morcegos frugívoros, conhecidos como raposas voadoras. A descoberta desse vírus ocorreu em 1999 após um...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *