Perda auditiva e ouvir em ambiente barulhento

perda auditiva

Escrito por Sigla Educacional

9 de outubro de 2023

Ouvir em ambiente barulhento, a pedra no caminho de quem tem perda auditiva

A grande maioria das pessoas com perda auditiva gostaria de ouvir melhor em um restaurante barulhento. Por que isso é tão difícil? Acontece que há muitas coisas trabalhando contra a audibilidade nesses ambientes. O ambiente, do ponto de vista da decoração e arquitetura, já trabalha contra a audibilidade. Muitas superfícies duras e reflexivas, uma cozinha aberta e música ambiente. Isso afeta a todos. Na verdade, o barulho é a reclamação número 1 entre os clientes.

Do ponto de vista do indivíduo, a maior parte das pessoas possuem perda auditiva permanente do tipo neurossensorial, ou seja, ela ocorre devido a problemas na cóclea, órgão sensorial da orelha ou no nervo que liga o ouvido ao cérebro. Isso torna difícil ouvir partes do discurso no caminho dos ouvidos ao cérebro. Para entender alguém falando no ruído, o som da fala precisa ser muito mais forte que o ruído, é a tão falada relação fala X ruído.

Para piorar, os aparelhos auditivos têm limites nas suas capacidades. É difícil filtrar uma voz em meio a uma confusão de vozes e ruídos. As expectativas aumentam quando as pessoas investem altos valores em aparelhos e serviços auditivos. Infelizmente, algumas situações excedem as capacidades, mesmo com microfones direcionais e programas de fala com ruído.

perda auditiva 2Além da comida deliciosa, é a conversa que está no centro de uma ótima experiência gastronômica. Os restaurantes costumam reunir famílias e amigos em seus momentos de laser para relaxar e compartilhar histórias. É tão difícil sentar e ver todos rirem juntos quando você não consegue ouvi-los. Não menos importante são as reuniões de negócio, que muitas vezes são firmadas nesse ambiente. Para além das risadas não entendidas e das propostas não compreendidas, talvez o mais difícil é fingir que está compreendendo. É como vislumbrar uma festa lá dentro enquanto você passa em uma noite fria de inverno.

Mas nem tudo está perdido e a tecnologia pode ajudar. Hoje existe a opção do uso de microfone remoto, ele pode ser posicionado perto do falante e, senão todo, grande parte do ruído será vencido e a compreensão do ouvinte terá um grande ganho.

Alguns de vocês deve estar pensando na vergonha ou desconforto em sacar um microfone e pedir para as pessoas falarem próximo a ele. Vou te contar um segredo, ninguém ficará incomodado em falar próximo ao microfone se isso for ajudar na audibilidade do ouvinte.

Está curioso para saber mais sobre microfones remotos? Vou falar brevemente sobre eles…

Microfones remotos e sistemas de escuta pessoal são uma forma comprovada e eficaz de fazer com que o ouvinte permaneça envolvido na conversa. Eles aumentam significativamente o som que o ouvinte deseja ouvir em relação ao ruído ambiente. Isso ocorre porque eles captam o som muito mais próximo da fonte. Eles também entregam esse som diretamente para o ouvinte. Consequentemente, eles superam os desafios apresentados pelo ruído, reverberação, distância e danos ao ouvido interno.

Os microfones remotos são ideais para pequenas conversas cara a cara em locais barulhentos, como um restaurante ou carro. Você pode pedir a alguém para usar um microfone remoto na camisa. Ele envia o som sem fio para os aparelhos auditivos.

Microfones remotos para distância e reverberação

Microfones remotos também funcionam extremamente bem para ouvir alguém distante. Novamente, você pode pedir a alguém para usar seu microfone remoto. Alternativamente, você pode colocar um microfone remoto em um pódio ou mesa. Por exemplo, quando alguns falam para uma audiência e não existe um sistema de escuta pública para pessoas com perda auditiva. o microfone remoto pode ser colocado no púlpito, por exemplo. Dessa forma, não importa o quão longe o ouvinte esteja na sala. Além disso, ela pode ouvir todas as pessoas que sobem ao púlpito.

Todos os grandes fabricantes de aparelhos auditivos oferecem um microfone remoto que funciona com sua marca de aparelho auditivo ou implante coclear.

Há um número crescente de microfones remotos Bluetooth disponíveis online que o usuário pode emparelhar com um telefone ou fones de ouvido. Existem também sistemas completos de audição pessoal vendidos online e por fornecedores especializados. Eles apresentam um receptor diferente dos aparelhos auditivos.

Qual é o melhor? Depende do estilo de vida do usuário e, para a escolha do ideal, a parceria com o fonoaudiólogo será fundamental.

 

Veja também: https://sigla-educacional.builderallwppro.com/perda-auditiva-induzida-por-ruido-pair-nova-esperanca/

Você pode gostar também

Testes realizados por smartphones são confiáveis?

Testes realizados por smartphones são confiáveis?

Testes realizados por smartphones são confiáveis? Você já deve ter ouvido falar que alguns smartphones estão realizando a audiometria tonal liminar e deve ter se perguntado o quão confiável são os resultados. Não se sintam só, vários pesquisadores fizeram a mesma...

ler mais
Treinamento auditivo-cognitivo imersivo e envelhecimento

Treinamento auditivo-cognitivo imersivo e envelhecimento

O treinamento auditivo-cognitivo imersivo melhora a percepção da fala no ruído em adultos mais velhos com audição e memória de trabalho variadas O envelhecimento traz mudanças na sensibilidade auditiva, resultando em maior prevalência de perda auditiva de alta...

ler mais
A menopausa e o cérebro

A menopausa e o cérebro

A menopausa e o cérebro, o que diz a ciência Fernanda Lima participou, recentemente, do programa Provoca, comandado por Marcelo Tas, e afirmou que a mulher perde massa cinzenta durante a menopausa. O que diz a ciência sobre isso? Antes de mais nada vamos entender o...

ler mais
Neurite Vestibular

Neurite Vestibular

Neurite Vestibular: conheça mais sobre a doença que levou Dilma Rousseff, presidente do BRICS, para o hospital A imprensa nacional e internacional divulgou a internação da atual presidente do BRICS, Dilma Rousseff, no último dia 21 de fevereiro. Segundo sua assessoria...

ler mais
Como o cérebro distingue os rostos humanos?

Como o cérebro distingue os rostos humanos?

Como o cérebro distingue os rostos humanos? Foi essa pergunta que em 1995, Nancy Kanwisher usou a Ressonância Magnética Funcional fMRI para investigar a percepção visual e descobriu uma região inferior do hemisfério direito do cérebro que respondia mais a rostos do...

ler mais
A importância da triagem auditiva na infância

A importância da triagem auditiva na infância

A importância da triagem auditiva na infância, além da fase neonatal Muito se fala sobre a Triagem Auditiva Neonatal, mas ela é importante somente nessa fase da vida da criança? Embora o rastreamento auditivo para recém-nascidos no Brasil tenha avançado...

ler mais
Síndrome Zika vírus

Síndrome Zika vírus

Em um passado recente, para ser mais específica no ano de 2015, foi declarada no Brasil a epidemia de zika, tendo sido classificada como uma das maiores emergências de saúde pública do Brasil. Em julho desse mesmo ano a infecção pelo zika vírus foi associada à...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *