Perda auditiva em jovens

perda auditiva

Escrito por Sigla Educacional

16 de dezembro de 2022

MAIS DE UM BILHÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS ESTÃO SOB RISCO DE PERDA AUDITIVA POR USO DE FONE E MÚSICA ALTA

Um estudo publicado neste ano na BMJ Global Health estima que mais de 1 bilhão de adolescentes e jovens no mundo estão em risco potencial de desenvolver perda auditiva devido ao uso de fones de ouvido com volume elevado e por frequentar locais com músicas altas. 

Pesquisas publicadas previamente mostram que os usuários de dispositivos de escuta pessoal geralmente escolhem volumes de até 105 decibéis e os níveis médios de som em locais de entretenimento variam de 104 a 112 decibéis, excedendo os níveis permitidos de 80db para adultos e 75db para crianças, mesmo que por um curto período. 

Após analisarem dados de 33 estudos de 20 países, abrangendo 19.046 participantes com idades entre 12 e 34, constatou-se a prevalência de práticas auditivas inapropriadas durante o uso de fones de ouvido por 24% dos usuários e em locais de entretenimento, como em shows, de 48%.

perda auditivaComo estima-se que haja aproximadamente 2,7 bilhões de jovens e adolescentes no mundo, se for levada em conta os resultados acima citados, deve haver atualmente entre 670 mil e 1,35 bilhões de jovens com alto risco de perda auditiva.
Lembrando que a perda auditiva induzida por ruído é irreversível, impactando a vida dos que a adquirem, podendo causar zumbido, irritabilidade, dificuldade de compreensão e de comunicação, cansaço, falta de atenção e de concentração.

Esta publicação enfatiza a necessidade urgente de medidas de prevenção dos governos, indústrias e da sociedade civil visando a preservação da saúde auditiva da população.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo – 28/11/2022
Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

www.siglaeducacional.com.br

Você pode gostar também

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica na Audição e no Equilíbrio

Impacto da Doença Renal Crônica (DRC) na Audição e no Equilíbrio: Evidências Clínicas A relação entre doenças renais e alterações dos sistemas auditivo e vestibular tem recebido atenção crescente na literatura científica e nos relatórios de saúde pública nos últimos...

ler mais
Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Sensibilidade auditiva humana moldada pelo sexo e ambiente

Entre o som e o mundo: como sexo e ambiente moldam a sensibilidade auditiva humana O artigo intitulado “Sex and environment shape cochlear sensitivity in human populations worldwide”, publicado na revista Scientific Reports em março de 2025 por Balaresque e...

ler mais
Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar

Síndrome de Goldenhar: o caso de Vinnie James Segundo a revista People, Vinnie James nasceu em novembro de 2024 com uma orelha localizada na bochecha direita e ausência do olho direito. Após o nascimento, sofreu parada respiratória imediata, foi submetido a...

ler mais
Síndrome de Angelman

Síndrome de Angelman

Síndrome de Angelman: a doença rara que afeta o filho do ator Colin Farrell A Síndrome de Angelman (SA) é uma desordem neurogenética rara caracterizada por atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual severa, ausência ou comprometimento grave da fala, problemas...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *