Síndrome da Pessoa Rígida: doença que acomete Celine Dion
Em dezembro de 2022 a cantora, compositora e atriz canadense Celine Dion comunicou seu publico que precisaria cancelar sua turnê mundial para cuidar de sua saúde. Celine, aos 54 anos de idade, foi diagnosticada com a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), distúrbio neurológico extremamente raro e progressivo que tem características de doença autoimune. Os sintomas podem incluir: músculos rígidos no tronco (torso), braços e pernas; maior sensibilidade ao ruído, toque e sofrimento emocional, que podem desencadear espasmos musculares
Com o tempo, as pessoas com SPR podem desenvolver posturas curvadas. Algumas pessoas podem estar incapacitadas demais para andar ou se mover. Muitos caem com frequência porque não têm os reflexos normais para se segurarem. Isto pode causar ferimentos graves. Pessoas com SPR podem ter medo de sair de casa porque os ruídos da rua, como o som da buzina de um carro, podem provocar espasmos e quedas.
A SPR afeta duas vezes mais mulheres do que homens. Está frequentemente associada a outras doenças autoimunes, como diabetes tipo I, tireoidite, vitiligo e anemia perniciosa. Os cientistas ainda não entendem o que causa a SPS, mas pesquisas indicam que é o resultado de uma resposta autoimune que deu errado no cérebro e na medula espinhal.
A SPR é frequentemente diagnosticada erroneamente como doença de Parkinson, esclerose múltipla, fibromialgia, doença psicossomática ou ansiedade e fobia.
Um diagnóstico definitivo pode ser feito com um exame de sangue que mede o nível de anticorpos da descarboxilase do ácido glutâmico (GAD). A análise do sangue é útil também para diagnosticar outros anticorpos relevantes, confirmando ou excluindo o diagnóstico. É importante notar que a presença de elevados níveis do GAD não determina, por si só, o diagnóstico de SPR.
A eletromiografia é importante para estudar a atividade elétrica dos músculos, fornecendo dados importantes para o diagnóstico. Além da eletromiografia, a punção lombar também auxilia no diagnóstico, uma vez que será possível verificar a presença de GAD.
A maioria das pessoas com SPR apresenta níveis elevados (mais elevados) de anticorpos GAD
Com tratamento adequado, os sintomas da SPR podem ser mantidos sob controle. Vários sintomas melhoram com diazepam oral (um ansiolítico e relaxante muscular) ou com medicamentos que aliviam espasmos musculares, como baclofeno ou gabapentina. O objetivo maior do tratamento é a promoção da mobilidade e conforto do paciente.
Para maiores informações acesse: https://www.msn.com/pt-br/entretenimento/noticias/espasmos-incontrol%C3%A1veis-diz-irm%C3%A3-de-c%C3%A9line-dion-sobre-estado-de-sa%C3%BAde-da-cantora/ar-AA1gcN8Y?ocid=msedgdhp&pc=U531&cvid=5b5c958753904d3b9b774cea9699a0c1&ei=10
0 comentários