Transtorno de Comunicação Social (Pragmática)

Transtorno de Comunicação Social

Escrito por Sigla Educacional

20 de março de 2023

Transtorno de Comunicação Social (Pragmática)

Segunda a Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição (ASHA) o Transtorno de Comunicação Social (TCS) é caracterizado por dificuldades persistentes com o uso da linguagem verbal e não verbal para fins sociais. Para Adams (2005) as dificuldades primárias podem estar na interação social, compreensão social, pragmática, processamento de linguagem ou qualquer combinação dos anteriores.

Crianças diagnosticadas com TCS apresentam dificuldades para se comunicar, mesmo que consigam falar. Existe dificuldade em reconhecer o uso da linguagem em seu próprio contexto, podendo gerar problemas de relacionamento. Pacientes diagnosticados com TCS podem apresentar:

  • Dificuldades para aprender regras básicas de comunicação, como trocas de turno, iniciar uma conversa ou respeitar o assunto abordado
  • Não conseguem se adaptar a diferentes contextos
  • Dificuldade para compreender piadas, sarcasmos e duplo sentido
  • Não compreendem as regras sociais e a linguagem não verbal, como as expressões faciais
  • A comunicação efetiva não é alcançada, independente do contexto, como escola, entre amigos, família ou qualquer outro círculo social

Anteriormente, os sintomas do TCS se enquadravam no Transtorno do Espectro Autista (TEA), porém agora eles tem seu diagnóstico próprio, conforme DSM V (2010), que caracteriza o TCS por uma dificuldade primária com a pragmática, ou o uso social da linguagem e da comunicação, conforme evidenciado por déficits em compreender e seguir regras sociais de comunicação verbal e não verbal em contextos naturais, adaptar a linguagem conforme as necessidades do ouvinte ou da situação e seguir as regras para conversar e contar histórias. Desafios de comunicação específicos podem se tornar aparentes quando surgem dificuldades para:

  • comunicar-se para fins sociais de maneira apropriada para o contexto social específico
  • mudar a comunicação para corresponder ao contexto ou às necessidades do ouvinte
  • seguindo regras para conversação e narrativa
  • compreensão de linguagem não literal ou ambígua
  • entender o que não está explicitamente declarado
  • gramática de frases e semântica lexical
  • linguagem inferencial
  • compreensão do discurso
  • má interpretação do significado contextual

Essa definição é consistente com os critérios diagnósticos para transtorno da comunicação social (pragmática) detalhados no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (50ed., Americam Psychiatric Association, 2013).

O TCS pode resultar em uma ampla gama de problemas incluindo dificuldade em participar de ambientes sociais, desenvolver relacionamentos com colegas e/ou românticos, alcançar sucesso acadêmico e ter sucesso no trabalho.

Segundo a ASHA o TCS pode ser um diagnóstico distinto ou pode ocorrer concomitantemente com outras condições. No caso do TEA, os problemas de comunicação social são uma característica definidora, juntamente com padrões de comportamento restritos e repetitivos. Portanto, TCS não pode ser diagnosticado em conjunto com transtorno do espectro autista.

A reabilitação de pacientes diagnosticados com TCS deve incluir:

  • Reforço dos pontos fortes e melhoria dos pontos fracos relacionados às funções subjacentes que afetam a comunicação social
  • Auxílio para o paciente adquirir novas habilidades e estratégias de comunicação
  • Modificação dos fatores contextuais que servem como barreiras e potencializar os facilitadores da comunicação e participação bem-sucedidas

https://sigla-educacional.builderallwppro.com/c/especializacao-em-linguagem-infantil/

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