Desenvolvimento de linguagem nos primeiros anos de vida x pandemia de COVID-19
Na edição de julho de 2023 da Revista de Logopedia, Foniatria e Audiologia foi publicada uma pesquisa que investigou os efeitos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de linguagem de meninas e meninas entre 18 e 31 meses de idade.
A amostra dessa pesquisa foi composta por 153 crianças de ambos sexos com idade entre 18 e 31 meses, sendo que 82 nasceram e foram avaliados antes da pandemia, denominados aqui como grupo PRE e 71 crianças nasceram durante a pandemia e foram avaliados ao longo dos anos de 2021/2022, grupo denominado POST. Vale lembrar que o grupo POST manteve as medidas restritivas decorrentes da pandemia, incluindo as restrições que ocorreram no contexto escolar. Os grupos foram pareados por idade e escolaridade materna e todas as crianças frequentavam creche com condições socioeconômicas semelhantes.
As crianças foram avaliadas através do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur, que foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações acerca do curso do desenvolvimento linguístico, desde os primeiros gestos não verbais até o início e crescimento do vocabulário inicial das crianças, além de averiguação sobre o início da gramática.
Os resultados da pesquisa revelaram que tanto no desenvolvimento do vocabulário quanto no da complexidade morfossintática o grupo POST foi mais lento, experimentando, assim, as consequências da pandemia.
Veja o artigo original: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0214460323000177
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