Desenvolvimento de linguagem nos 1os anos de vida e pandemia

desenvolvimento de linguagem

Escrito por Sigla Educacional

10 de agosto de 2023

Desenvolvimento de linguagem nos primeiros anos de vida x pandemia de COVID-19

Na edição de julho de 2023 da Revista de Logopedia, Foniatria e Audiologia foi publicada uma pesquisa que investigou os efeitos da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento de linguagem de meninas e meninas entre 18 e 31 meses de idade.

A amostra dessa pesquisa foi composta por 153 crianças de ambos sexos com idade entre 18 e 31 meses, sendo que 82 nasceram e foram avaliados antes da pandemia, denominados aqui como grupo PRE e 71 crianças nasceram durante a pandemia e foram avaliados ao longo dos anos de 2021/2022, grupo denominado POST. Vale lembrar que o grupo POST manteve as medidas restritivas decorrentes da pandemia, incluindo as restrições que ocorreram no contexto escolar. Os grupos foram pareados por idade e escolaridade materna e todas as crianças frequentavam creche com condições socioeconômicas semelhantes.

As crianças foram avaliadas através do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur, que foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações acerca do curso do desenvolvimento linguístico, desde os primeiros gestos não verbais até o início e crescimento do vocabulário inicial das crianças, além de averiguação sobre o início da gramática.

Os resultados da pesquisa revelaram que tanto no desenvolvimento do vocabulário quanto no da complexidade morfossintática o grupo POST foi mais lento, experimentando, assim, as consequências da pandemia.

Veja o artigo original:  https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0214460323000177

www.siglaeducacional.com.br

Você pode gostar também

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva As crianças enfrentam maior dificuldade do que os adultos para compreender a fala em ambientes barulhentos e reverberantes, especialmente se houver perda auditiva, que agrava esse problema. Durante as atividades...

ler mais
Memórias não podem ser sobrescritas

Memórias não podem ser sobrescritas

Memórias não podem ser sobrescritas, a ciência do sono pode explicar Já pensou que triste seria esquecer daquele abraço especial, da primeira carta de amor ou das palavras ditas por aquela pessoa especial? Se nossa memória pudesse ser sobrescrita certamente nos...

ler mais
Festa de aniversário para autistas

Festa de aniversário para autistas

Planeje uma festa de aniversário sensorialmente amigável e inclua as crianças que estão no espectro autista Preocupações sensoriais, de comunicação e as habilidades sociais das crianças que estão no espectro autista podem ser desafiadoras e, para muitos, impeditivas...

ler mais
Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda Mia le Roux, miss África do Sul 2024, foi diagnosticada com surdez profunda com 1 ano de idade e, aos 2 anos, recebeu implante coclear, o que lhe permitiu entrar em contato com o mundo sonoro. Le Roux fez terapia...

ler mais
Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo Os cientistas Daniel Poole, Luke Jones, Emma Gowen e Ellen Poliakoff, realizaram uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção de tempo de pessoas autistas. Muitas pessoas autistas relatam dificuldades relacionadas ao tempo,...

ler mais
Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas A pesquisa auditiva moderna identificou a capacidade dos ouvintes de segregar fluxos de fala simultâneos com uma dependência de três principais pistas, a saber: são a estrutura harmônica da fala, a localização do...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *