Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré

Escrito por Sigla Educacional

15 de julho de 2023

Síndrome de Guillain-Barré – Peru decreta emergência sanitária

No sábado, dia 8 de julho, o Peru decretou estado de emergência sanitária nacional por 90 dias devido o aumento de casos da Síndrome de Guillain-Barré, que é uma infecção bacteriana viral e aguda que provoca paralisia em casos mais graves. Mas afinal, o que é a Síndrome de Guillain-Barré?

A síndrome de Guillain-Barré é um distúrbio raro no qual o sistema imunológico do corpo ataca os nervos. Fraqueza e formigamento nas mãos e pés geralmente são os primeiros sintomas.

Essas sensações podem se espalhar rapidamente, eventualmente paralisando todo corpo. Em sua forma mais grave, a síndrome de Guillain-Barré é uma emergência médica. A maioria das pessoas com a doença deve ser hospitalizada para receber tratamento.

A causa exata da síndrome de Guillain-Barré é desconhecida. Mas dois terços dos pacientes relatam sintomas de infecção nas seis semanas anteriores. Estes incluem COVID-19, infecção respiratória ou gastrointestinal ou vírus Zika.

Não há cura conhecida para a síndrome de Guillain-Barré, mas vários tratamentos podem aliviar os sintomas e reduzir a duração da doença. Embora a maioria das pessoas se recupere completamente da síndrome de Guillain-Barre, alguns casos graves podem ser fatais. Embora a recuperação possa levar vários anos, a maioria das pessoas consegue andar novamente seis meses após o início dos sintomas. Algumas pessoas podem ter efeitos duradouros, como fraqueza, dormência ou fadiga.

A síndrome de Guillain-Barré geralmente começa com formigamento e fraqueza começando nos pés e pernas e se espalhando para a parte superior do corpo e braços. Algumas pessoas notam os primeiros sintomas nos braços ou no rosto. À medida que a síndrome de Guillain-Barré progride, a fraqueza muscular pode se transformar em paralisia.

Sinais e sintomas da síndrome de Guillain-Barré podem incluir:

  • Uma sensação de alfinetes e agulhas nos dedos das mãos, pés, tornozelos ou pulsos
  • Fraqueza nas pernas que se espalha para a parte superior do corpo
  • Caminhada instável ou incapacidade de andar ou subir escadas
  • Dificuldade com movimentos faciais, incluindo falar, mastigar ou engolir
  • Visão dupla ou incapacidade de mover os olhos
  • Dor intensa que pode parecer dolorida, aguda ou tipo cãibra e pode piorar à noite
  • Dificuldade com o controle da bexiga ou função intestinal
  • Frequência cardíaca rápida
  • Pressão arterial baixa ou alta
  • Dificuldade ao respirar

Pessoas com síndrome de Guillain-Barré, geralmente, experimentam sua fraqueza mais significativa dentro de duas semanas após o início dos sintomas.

A síndrome de Guillain-Barré tem várias formas. Os principais tipos são:

  • Polirradiculoneuropatia desmielinizante inflamatória aguda (AIDP), a forma mais comum na América do Norte e na Europa. O sinal mais comum de AIDP é a fraqueza muscular que começa na parte inferior do corpo e se espalha para cima.
  • Síndrome de Miller Fisher (MFS), na qual a paralisia começa nos olhos. A MFS também está associada à marcha instável. A MFS é menos comum nos EUA, mas mais comum na Ásia.
  • A neuropatia axonal motora aguda (AMAN) e a neuropatia axonal sensorial motora aguda (AMSAN)são menos comuns. Mas AMAN e AMSAN são mais frequentes na China, Japão e México.

Casos de Guillain-Barré fazem Peru decretar emergência sanitária; entenda a doença (msn.com)

www.siglaeducacional.com.br

Você pode gostar também

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva

Compreensão de fala em crianças com perda auditiva As crianças enfrentam maior dificuldade do que os adultos para compreender a fala em ambientes barulhentos e reverberantes, especialmente se houver perda auditiva, que agrava esse problema. Durante as atividades...

ler mais
Memórias não podem ser sobrescritas

Memórias não podem ser sobrescritas

Memórias não podem ser sobrescritas, a ciência do sono pode explicar Já pensou que triste seria esquecer daquele abraço especial, da primeira carta de amor ou das palavras ditas por aquela pessoa especial? Se nossa memória pudesse ser sobrescrita certamente nos...

ler mais
Festa de aniversário para autistas

Festa de aniversário para autistas

Planeje uma festa de aniversário sensorialmente amigável e inclua as crianças que estão no espectro autista Preocupações sensoriais, de comunicação e as habilidades sociais das crianças que estão no espectro autista podem ser desafiadoras e, para muitos, impeditivas...

ler mais
Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda

Mia le Roux, a primeira miss sul-africana surda Mia le Roux, miss África do Sul 2024, foi diagnosticada com surdez profunda com 1 ano de idade e, aos 2 anos, recebeu implante coclear, o que lhe permitiu entrar em contato com o mundo sonoro. Le Roux fez terapia...

ler mais
Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo

Os autistas e a percepção de tempo Os cientistas Daniel Poole, Luke Jones, Emma Gowen e Ellen Poliakoff, realizaram uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção de tempo de pessoas autistas. Muitas pessoas autistas relatam dificuldades relacionadas ao tempo,...

ler mais
Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas

Compreensão de fala: dependência simultânea de pistas A pesquisa auditiva moderna identificou a capacidade dos ouvintes de segregar fluxos de fala simultâneos com uma dependência de três principais pistas, a saber: são a estrutura harmônica da fala, a localização do...

ler mais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *